Iodo: Benefícios para a saúde
Tradução: Inglês > Português
O iodo é um mineral que é necessário na dieta para garantir que a tireoide funcione corretamente. Os hormônios tireoidianos desempenham um papel importante em uma ampla gama de funções do organismo, incluindo metabolismo, saúde óssea, resposta imune e desenvolvimento do sistema nervoso central (SNC).
O iodo ajuda a converter o hormônio estimulante da tireoide (TSH) em tri-iodotironina (T3) e tiroxina (T4). Essa conversão é importante para o correto funcionamento da tireoide.
Um desequilíbrio de iodo pode levar a uma tireoide hiperativa ou hipoativa.
Cerca de 70 a 80% do iodo é encontrado na glândula tireoide no pescoço. O resto está no sangue, nos músculos, nos ovários e em outras partes do organismo.
A deficiência de iodo é rara nas nações ocidentais porque estas têm adotado a iodação do sal. No entanto, cerca de 2 bilhões de pessoas em todo o mundo continuam em risco de deficiência de iodo, e cerca de 300 milhões de pessoas em todo o mundo sofrem de disfunção da glândula tireoide.
Um resumo rápido sobre o iodo.
Alguns pontos importantes são:
· O iodo é um nutriente importante para o funcionamento da tiroide.
· Muito ou pouco iodo pode causar hipertireoidismo ou hipotireoidismo.
· Boas fontes de iodo são as algas marinhas e o sal iodado.
· A deficiência de iodo é rara nos países ocidentais; a suplementação de iodo adicional só deve ser adotada com a supervisão de um médico.
Ingestão recomendada e fontes.
O iodo é benéfico para a saúde e a deficiência de iodo pode criar problemas sérios de saúde.
A ingestão recomendada de iodo a partir dos 14 anos é de 150 microgramas (mcg) para homens e mulheres. Durante a gravidez, é de 220 mcg, subindo para 290 mcg durante a amamentação.
Os alimentos são a melhor fonte de iodo.
A quantidade de iodo de um alimento depende do quanto iodo existe na fonte de produção.
A quantidade de iodo no solo onde as plantas são cultivadas, ou onde um animal é criado para a produção de carne, afetará a quantidade de iodo nos alimentos. A fonte marinha é uma boa opção de iodo.
Os níveis de iodo nos alimentos variam de acordo com o local de origem. Em frutas e legumes, pode variar de 10 mcg a 1 gr por Kg de peso seco.
Devido a essa variação, o teor de iodo conhecido dos alimentos é geralmente aproximado.
Seguem abaixo algumas boas fontes de iodo:
· Algas marinhas: 1 g. de algas inteiras ou folha contém de 16 a 2.984 mcg de iodo.
· Sal iodado: 1/4 de colher de chá, ou 1,5 g, contém 71 mcg, ou 47% do valor diário (VD).· Bacalhau assado: um pedaço de 85 g contém 99 mcg, ou 65% do VD.
· Leite com baixo teor de gordura: 01 xícara contém 56 mcg ou 37% do VD.
· Pão branco enriquecido: 02 fatias contêm 45 mcg ou 30% do VD.
· Ovo: um ovo grande contém 24 mcg ou 16% do VD.
· Queijo Cheddar: 28 g contêm 12 mcg, ou 8% VD.
As multivitaminas muitas vezes contêm iodo na forma de iodeto de potássio ou iodeto de sódio.
Os suplementos que contêm algas são uma boa fonte de iodo, mas estes suplementos devem ser tomados com a supervisão de um médico.
Alguns alimentos contêm "goitrogens". Estes compostos podem bloquear a tireoide limitando sua capacidade de absorver o iodo. Exemplos são nabos, mandioca, soja, brócolis, repolho e outros vegetais crucíferos.
No entanto, a cocção pode inativar estes compostos. Estes alimentos contêm valiosos e diversos nutrientes, pelo que evitá-los não é aconselhado nos Estados Unidos (EUA).
Os vegetais crucíferos também são boas fontes de iodo.
Deficiência.
A deficiência de iodo durante a gravidez e na primeira infância pode levar a problemas no desenvolvimento na criança, mas isso é raro nos EUA.
Uma baixa ingestão de iodo pode levar a um aumento na produção do hormônio estimulante da tireoide (TSH). Se o TSH aumentar, a tireoide absorve mais iodo do sangue, para equilibrar a necessidade deste mineral. Isso pode acontecer caso os níveis diários de iodo caiam abaixo de 100 mcg por dia.
Se a ingestão de iodo cair abaixo de 10 a 20 mcg por dia, a tireoide não consegue obter iodo suficiente e pode ocorrer hipotireoidismo com sua consequência característica, o bócio, um inchaço visível na região do pescoço.
Se uma mulher tem essa condição enquanto está grávida, pode causar um impacto severo no desenvolvimento mental, físico e neurológico do feto.
Em crianças, a deficiência de iodo pode prejudicar os processos cognitivos. Não tratada, pode levar à deficiência mental.
Além do bócio, o hipotireoidismo pode ter os seguintes sintomas:
· Fadiga, depressão e esquecimento.
· Fraqueza e perda de cabelo.· Pele seca.
· Ganho de peso.
· Intolerância ao frio.
· Prisão de ventre.
Um bócio avançado pode causar dificuldades para engolir ou respirar.
Globalmente, a deficiência de iodo é considerada a causa mais evitável de dano ou atraso no desenvolvimento do cérebro.
Riscos potenciais para a saúde.
A ingestão máxima recomendada de iodo é de 1.100 mcg por dia para adultos e de 200 a 300 mcg por dia para crianças até os 08 anos de idade.
O iodo tem um impacto complexo na tireoide. Tanto o excesso quanto a deficiência de iodo podem causar bócio e outros problemas da tireoide. Por esta razão, é importante consultar um médico antes de tomar suplementos de iodo.
O consumo excessivo de iodo pode levar a sintomas semelhantes à deficiência de iodo, incluindo disfunção tireoidiana e bócio.
O excesso de iodo pode levar a tireoidite e câncer papilar da tireoide. Níveis muito altos podem causar envenenamento, com os seguintes sintomas:
· Queimação da boca, garganta e estômago.
· Febre.· Dor abdominal, náusea, vômito e diarreia.
· Pulso fraco.
· Coma.
No entanto, esses casos são raros.
Interações medicamentosas.
Suplementos de iodo podem interagir com alguns medicamentos, incluindo:
· Medicamentos para hipertireoidismo, por excesso de iodo, pode levar ao hipotireoidismo.
· Inibidores da enzima conversora de angiotensina (ECA), porque o iodeto de potássio suplementar pode aumentar o risco de hipercaliemia ou níveis elevados de potássio no sangue.
· Diuréticos poupadores de potássio; a hipercaliemia pode ser o resultado do iodeto do potássio adicional.
· Warfarina e outros anticoagulantes, pois o iodo pode reduzir sua eficácia.
· Amiodarona (um potente vasodilatador antiarrítmico); tomar suplementos de iodo com esta droga pode causar níveis perigosamente elevados de iodo no organismo.
Outros usos do iodo.
· Inflamação bucal com quimio ou radioterapia, pode se beneficiar de um bochecho com iodo
· Uma ducha vaginal de iodo pode ajudar a aliviar os sintomas da vaginite.
· Após a exposição à radiação, o iodeto de potássio pode reduzir a quantidade de iodo radioativo que se acumula na tireoide.
· Iodeto de sódio, ou tintura de iodo, pode ser usado para a limpeza de feridas.
Sempre que possível, é melhor obter iodo da dieta, a menos que os suplementos sejam prescritos por um médico. A chave para uma boa saúde consiste em consumir uma dieta que contenha uma variedade de nutrientes, é mais saudável do que se adotar nutrientes específicos.
Data: 30 de maio de 2017
Autor: Megan Ware RDN LD/ Revisão: Natalie Olsen, RD, LD, ACSM EP-C
Fonte: Medical News Today
Tradutor: Fernando Trucco *Professional Translations*
Tradução especial para Doce Limão